GRANILHAS

 

Antes de falarmos de Granilhas, vamos discorrer brevemente sobre: "O que são Fritas", já que elas são a matéria prima principal para a sua  fabricação.
Fritas, são materiais de natureza vítrea, produzida em alta temperatura (em torno de 1500ºC), a partir da combinação de matérias primas naturais ( Quartzo, Feldspato, Caulins e outros) e matérias primas químicas (Boratos, Carbonatos e outros).
As Fritas permitem uma flexibilidade na aplicação e no "Range " de queima dos vidrados cerâmicos. Além de conferir uma uniformidade ao vidrado, reduz e "esconde” alguns defeitos superficiais oriundos do corpo cerâmico.
 As Granilhas são fritas moídas e classificadas por granulometria de acordo com o processo da sua utilização como também do aspecto final que se deseja dar ao produto. Este produto é muito utilizado quando se quer aumentar o índice de  resistência as desgaste na superfície de corpos cerâmicos ou quando se deseja dar um aspecto mais rústico ou grosseiro ao esmalte.

Podemos obter Granilhas para uma gama muito grande de utilização e  também para várias temperaturas de uso e com diferentes coeficientes de dilatação,  elas podem ser transparentes, mates e coloridas e podem ser obtidas com uma gama enorme de variações, pois a princípio toda frita pode virar uma Granilha.

Nas Granilhas brancas e transparentes o processo de fabricação é muito simples, as fritas são fundidas e  após o resfriamento, passam em um moinho de rolos que tem a finalidade de apenas quebra-las no diâmetro desejado, em seguida elas são peneiradas e classificadas quanto ao seu tamanho.

Quanto as Granilhas coloridas o processo de fabricação é um pouco mais complexo e demorado. Adicionamos uma quantidade de corante à desejada  e, em seguida, esta mistura é submetida a uma moagem em moinhos de bola juntamente com água, para termos uma mistura bem homogênea, então esta mistura é seca e retorna novamente ao forno para a fusão do corante junto com a frita, após a fundição esta nova frita é resfriada, e moída em  moinho de rolos e classificada granulometricamente.

Os parâmetros de classificação granulométrica, podem variar, conforme a necessidade  de utilização. Mas, no geral, classificam-se:
                               Não passante na malha 10, essa fração  ao processo de moagem
                            Retidas entre a malha 10 e 20, Granilhas
                            Passantes entre a malha 10 e 20, Arenilhas. (Arenilhas, são Granilhas com o diâmetro granulométrico, menor que o diâmetro padrão para as Granilhas. A Arenilha, lembra uma "areia de praia")

As Granilhas quase sempre são aplicadas sobre os esmaltes , mas  para as granilhas coloridas que serão aplicadas sobre o esmalte , as Granilhas coloridas, são fabricadas com fritas de baixo ponto de fusão, que deverão ter a Viscosidade Alta, para evitar que as granilhas decantem e  facilitar sua aplicação no corpo cerâmico, mas existem muitas outras utilizações, desde sua incorporação ás massas e engobes e até sua incrustação na peça, a indústria de pisos utiliza Granilhas principalmente para fabricação de pisos antiderrapantes e as indústrias de cerâmica artística para criação de efeitos tipo “ cristais”.

As Granilhas, coloridas ou não, fabricadas com fritas de baixo ponto de fusão, normalmente são adicionadas a vidrados, e quando aplicadas sobre a peça cerâmica, proporcionando um efeito que denominamos “puntinante”, ou “puntinantes”, pois imprimem aos vidrados pequenos pontos diferenciados do vidrado base que conforme a sua granulometria, terá um aspecto táctil único.

As Granilhas fabricadas com fritas de alto ponto de fusão, normalmente são aplicadas somente em alguns pontos do corpo cerâmico, para provocar um efeito de movimento e rusticidade ao produto. Para isso, aplica-se cola na área que se deseja aplicar a Granilhas, retira-se o excesso e após a queima o efeito será de uma superfície arenosa grossa.

As Granilhas são interessantes produtos para a decoração de peças cerâmicas, podem modificar totalmente o aspecto da peça ou podem dar ao produto final características importantes como propriedades ante derrapantes  além de  também ser usadas às massas cerâmicas para dar características especiais. O importante é sempre usar a Granilha certa para criar o efeito que desejamos.




fonte: https://www.instagram.com/p/CVlyXxHvAuK/  - @mana_dos_ceramistas