Maiolica

Maiolica
A técnica
"maiólica" é um processo de decoração usado em cerâmicas de baixa
temperatura,
esta técnica consiste em primeiro aplicar esmalte branco sobre o biscoito e,
com o auxílio de um carbono, o desenho é transferido sobre o mesmo.Com um
esmalte próprio ou uma tinta, à base de corante e esmalte transparente, o
artista preenche o desenho e queima a peça uma única vez. É uma técnica que
exige muita perícia, pois a correção do desenho, uma vez aplicada a tinta sobre
o esmalte base, é impossível. Durante a queima, a cor
se funde no esmalte tornado as cores mais evidentes graças ao fundo branco.
Esse processo tem a sua
origem no Iraque, no século IX, surgindo como uma tentativa de imitar a
branquíssima e muito valorizada porcelana chinesa. Como não dispunham nem de
matéria-prima nem de tecnologia para produzir porcelana, os artesãos
opacificaram um esmalte alcalino já utilizado por eles com estanho, vindo da
região da Grécia, e cobriam
completamente uma argila de baixa temperatura de cor amarelada, o desenho então
era transferido sobre o esmalte a parte a ser colorida era cuidadosamente
removida, formando uma espécie de baixo relevo e preenchida com outros esmaltes
coloridos. Na tentativa de melhor competir com as peças importadas, usavam
também muitas vezes um engobe branco sob o esmalte.
A imitação das cerâmicas
chinesas, no entanto, foi gradualmente substituída pela criatividade típica dos
povos islâmicos, que decoravam toda a superfície branca e lisa das peças,
criando uma linguagem totalmente diferente. Baseavam-se em desenhos florais
estilizados, inscrições e padrões geométricos. O principal óxido usado para a
decoração era o cobalto que, por sua vez, passou a ser usado pelos próprios
chineses e, mais tarde, pelo Ocidente.
Com a conquista da
Andaluzia (sul da Espanha) pelos árabes, a fusão das culturas ocidental e
oriental trouxe enorme vitalidade e brilho à arte da cerâmica, transformando-a
em modelo para toda a Europa. A Era de Ouro da cerâmica espanhola começou em
meados do século XIII, em Málaga, provavelmente com artesãos procedentes do
Egito. A princípio, a decoração era tipicamente islâmica, mas gradualmente
foram aparecendo imagens cristãs européias.
Na Itália, ponto de
partida para o desenvolvimento das artes decorativas na Europa, a cerâmica
importada da Espanha era altamente valorizada e tornou-se conhecida
como maiólica, provavelmente uma corruptela de Mallorca, nome de uma
ilha pertencente à Espanha, que era um importante centro comercial. Na Itália
renascentista, o gosto pela cerâmica espanhola, ainda com forte influência
islâmica, foi declinando.
Passaram a ser apreciados
os motivos mais adequados aos ideais humanistas em voga na época. Começaram a
surgir os retratos, brasões de família, cenas religiosas. O enorme potencial de
uso das cores sobre os esmaltes de estanho elevou a cerâmica produzida nessa
altura ao nível das chamadas artes maiores.Já nesta época os esmaltes coloridos
, tinham como característica, uma menor fusibilidade e densidade alta como uma
terra sigilata, com um aspecto mais áspero que o fundo branco , por isso,
iniciou-se a aplicação de uma camada de esmalte transparente sobre o desenho,
técnica que permanece até os dias de hoje.
Em fins do século XVI, o
termo faiança (faience) passou a ser usado na França, para designar a cerâmica
de baixa temperatura com esmalte de estanho. Diretamente influenciada pelo
estilo mais simples, que se usava desde 1550 em Faenza, na Itália, essa
cerâmica destinava-se ao uso diário, sendo bastante popular e comercializada a
preços acessíveis.A técnica usada na maiólica é ainda conhecida
como Delftware, por ser típica da cidade de Delf, na Holanda,
e English Delftware, na Inglaterra.
A esta
altura não só os países do norte da África eram mestres nessa técnica, mas
também Espanha, Itália, França e Portugal, este último produzindo
maravilhosos
azulejos que viriam a revestir a fachada de vários imóveis
aqui
no Brasil.
A maiólica atravessou os séculos e foi usada das mais diversas
formas. Hoje é
sinônimo de qualquer técnica onde um esmalte é aplicado sobre
outro.